Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
2
3
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
29
30
31
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > O Projecto
imprimir

O Projecto
Semear o Futuro II, uma agricultura com biodiversidade

No Conselho de Gotemburgo, em 2001, a União Europeia (UE) fixou o objectivo estratégico de estancar a perda de biodiversidade até 2010. Se quisermos perseguir este objectivo em Portugal para além de 2010 vamos ter de envolver activamente os agricultores numa gestão sustentável dos meios rurais. É necessário que os agricultores e proprietários agro-florestais estejam conscientes que as suas actividades são essenciais para a conservação da natureza dos meios rurais. Por outro lado, a economia agrícola pode beneficiar de um ambiente rural saudável e rico em biodiversidade. A agricultura já não produz apenas bens alimentares e fibras. Também produz serviços públicos e privados. Neste contexto, é necessário que os agricultores e proprietários agro-florestais saibam que:
  • A biodiversidade rural é uma mais valia económica, na valorização dos produtos agrícolas e na capacidade de prestar serviços públicos e privados;
  • A biodiversidade e o ambiente rural são aspectos de elevada qualidade que podem gerar negócio e emprego a nível local;
  • Uma agricultura de usos múltiplos, baseada na qualidade do ambiente, é essencial para o desenvolvimento sustentável no interior do país.


Com o projecto Semear o Futuro II a SPEA pretende realizar em 2009 e 2010 uma série de actividades de divulgação, sensibilização e debate, para difundir os conceitos sobre o papel da agricultura na manutenção da biodiversidade e da qualidade ambiental do território. Envolvendo os agricultores e o público em geral, pretendemos atingir os seguintes objectivos específicos:
  • Debater o papel do agricultor na gestão ambiental do território;
  • Debater o papel do agricultor na conservação da biodiversidade e no cumprimento dos objectivos da estratégia de Gotemburgo;
  • Difundir o papel da agricultura na sustentabilidade ambiental das regiões do interior;
  • Difundir os usos múltiplos da actividade agrícola como uma oportunidade para a diversificação da economia, criação de emprego e aumento das capacidades ao nível local;
  • Promover a qualidade ambiental e a biodiversidade rural como uma mais valia económica.

Os públicos-alvo das campanhas e debates deste projecto serão os agricultores individuais, as associações de agricultores, os futuros gestores agrícolas e os consumidores em geral de Portugal Continental. 


Autores das Fotografias: Gabriel Sierra e Juan M. Simóler; Faísca; Helder Costa; Jorge Rodrigues; José Viana; Júlio Caldas; Ricardo Guerreiro; Joana Andrade; Nuno Madeira.


voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com