Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

Dezembro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
 
 
 
1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
 
 
 
 
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Conheça as Aves da Sua Propriedade
imprimir

Conheça as Aves da Sua Propriedade
Campanha Conheça as Aves da Sua Propriedade

Os ecossistemas agrícolas e agro-florestais representam cerca de 75% do território Nacional. Por isso são muito importantes para a conservação do património natural e da biodiversidade. Cerca de 50 espécies de aves terrestres ameaçadas dependem os habitats agrícolas e agro-florestais em Portugal Continental. A biodiversidade dos campos agrícolas de Portugal não se esgota nas aves. São também relevantes outros grupos de vertebrados, os invertebrados e a flora.

É importante que os agricultores favoreçam a biodiversidade dos seus campos e que sejam também beneficiados por ela. Cada agricultor ou proprietário agrícola deve fazer a sua parte, procurando gerir a sua exploração de uma forma menos intensiva e mais amiga da natureza, poupando com isso tempo e dinheiro.


De Abril a Junho de 2009 e 2010, a SPEA promoveu uma campanha dirigida a proprietários agrícolas, “Conheça as Aves da Sua Propriedade”. Esta campanha contou com a colaboração da Confederação dos Agricultores de Portugal e da Associação de Jovens Agricultores de Portugal, e visou incentivar uma gestão mais amiga da natureza nos meios rurais. 

Os proprietários interessados só tiveram de inscrever as respectivas propriedades na SPEA. Houve lugar a uma visita para inventariação das aves, com uma duração aproximada de 3 horas, realizada por um técnico voluntário da SPEA. No final o Proprietário recebeu a lista das aves identificadas e uma proposta de medidas de gestão favoráveis à conservação da natureza adequadas à sua propriedade. À propriedade que registou o maior número de espécies de aves foi ainda atribuído um prémio, que consiste numa viagem para duas pessoas para visitar um projecto agrícola, com uma mais valia ambiental.


Proprietários da Quinta de Zom, Freixo de Espada à Cinta, vencedora do concurso Conheça da Aves de 2009
Autores das Fotografias: Gabriel Sierra e Juan M. Simóler; Faísca; Helder Costa; Jorge Rodrigues; José Viana; Júlio Caldas; Ricardo Guerreiro; Joana Andrade; Nuno Madeira.


voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com