Bem vindo ao site da SPEA - sociedade portuguesa para o estudo de aves

Opções do site

Subscrever Newsletter

Outras opções do site

Pesquisar no site

Data actual

Principais opções do site

D
S
T
Q
Q
S
S
 
 
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
28
29
30
31
 
 
A Nossa Missão
A SPEA é uma ONG de ambiente sem fins lucrativos, que tem por missão trabalhar para o estudo e a conservação das aves e seus habitats, promovendo um desenvolvimento que garanta a viabilidade do património natural para usufruto das gerações futuras.
Home  > Aves e Agricultura > Introdução
imprimir

Introdução
As aves dos meios agrícolas e pastoris são particularmente vulneráveis e dependentes da actividade do agricultor. 

Alimentação
Os sistemas agrícolas fornecem quatro fontes principais de alimento para as aves: invertebrados, partes vegetativas das plantas, sementes e frutos. A disponibilidade de alimento é claramente sazonal e é fortemente influenciada pelos trabalhos agrícolas. Deste modo, também as diferenças regionais e a evolução das práticas e métodos de cultivo afecta a disponibilidade de alimento para as aves.

Nidificação
Nidificar em habitats agrícolas também não é fácil. Os ninhos encontram-se no solo, ou muito perto do solo, e relativamente desprotegidos, sendo muito vulneráveis à predação por cães, gatos e animais selvagens, e à destruição pelos trabalhos agrícolas e pelo pisoteio do gado.


Quais as práticas agrícolas que beneficiam a Natureza da sua propriedade?
A SPEA apresenta-lhe algumas propostas que dizem respeito a mecanismos de gestão simples e sem custos. 

Seleccione a categoria em que se enquadra a sua propriedade para ver as melhores práticas de gestão agrícola recomendadas pela SPEA. 


Autores das Fotografias: Gabriel Sierra e Juan M. Simóler; Faísca; Helder Costa; Jorge Rodrigues; José Viana; Júlio Caldas; Ricardo Guerreiro; Joana Andrade; Nuno Madeira.


voltar



Política de privacidade, adicione aos favoritos, sugira este site © 2010 spea - Todos os direitos reservados.
Seara.com